Postagens populares

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

O USO DE ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE HISTÓRIA ANTIGA

Por: Rodrigo Teles, aluno do 3º Período de História da UFTM, Uberaba-MG.
O objetivo deste artigo é propor à professores e estudantes de licenciaturas em História um modo alternativo às atuais formas didáticas de abordagem sobre tema  “A Antiguidade Clássica” para alunos do sexto ano do ensino fundamental, de modo a fazer com que a aula seja agradável e de fácil entendimento e assim, possa despertar a atenção e o desejo dos alunos para o estudo do conteúdo, como também da História de um modo geral.
Dentro deste tema, o assunto a ser trabalhado será “O Império Macedônico e a Cultura Helenística”, onde será sugerido a utilização uma atividade lúdica. Um jogo de “Palavras Cruzadas”, que será usado tanto para como forma de repassar o conteúdo, como também para avaliar o nível de compreensão dos alunos quanto ao mesmo.
Para a confecção desta atividade de "palavras cruzadas" podem ser utilizadas ferramentas eletrônicas como o Microsoft Excel ou alguns sites da internet que fazem este trabalho “on line”, ou  mesmo feito a à mão. porém, devem ser respeitados alguns critérios, tais como:
- O grau de dificuldade das perguntas. Que no caso, devem ser elaboradas levando em consideração  à capacidade cognitiva de alunos do sexto ano do ensino fundamental;
- Que as respostas às perguntas originem apenas palavras e não frases. Sendo assim, estas deverão ser dispostas num quadro quadriculado de forma que se cruzem umas das outras ligadas por algumas letras.
Lembrando sempre que os objetivos a serem alcançados com esta atividade devem ser definidos previamente na elaboração do plano de aula, buscando sempre a compreensão do conteúdo abordado e a construção do conhecimento do aluno.
O interessante de se trabalhar com “cruzadinhas” é a capacidade deste tipo de atividade de despertar nos alunos o sentimento desafiador, pois ao descobrirem algumas letras os alunos certamente ficarão curiosos em saber o restante da palavra. Assim, o aprendizado acontecerá naturalmente de forma fácil e agradável.

ELABORAÇÃO DA ATIVIDADE

TEMA: A História da Antiguidade Clássica no Mundo Antigo

CONTEÚDO: O Império Macedônico e a Cultura Helenística

OBJETIVO: Após as discussões e reflexões orientadas pela leitura de um texto sobre o tema os alunos deverão ser capazes de:
- Relacionar as conquistas Felipe II e Alexandre Magno com expansão da cultura helenística no Mundo Antigo;
- Identificar as principais heranças da cultura helenística para o mundo contemporâneo;
- Entender os motivos da aceitação da cultura helenística por parte dos povos conquistados pelos macedônicos;
- Compor os quadros do jogo palavras cruzadas utilizando as respostas corretas das questões a cerca do assunto exposto;

PROCEDIMENTO DE ENSINO: - Leitura orientada; - Utilização de exposição dialogada na apresentação do conteúdo; - Resolução da atividade lúdica “palavras cruzadas”.

RECURSOS MATERIAIS: - Quadro Negro; - Texto; - Jogo imprimido em folha A4.

AVALIAÇÃO: Avaliação qualitativa, observando a participação e o envolvimento dos alunos. Preenchimento da "cruzadinha" respondendo corretamente às questões propostas como revisão do conteúdo e observação do nível de entendimento apreendido.

REFERÊNCIAS
FONSECA, Selva Guimarães. Didática e Prática de Ensino de História: Experiências, reflexões e aprendizados. – Campinas, SP: Papirus, 2003.






EXEMPLO DE COMO CONSTRUIR UMA CRUZADINHA

CULTURA HELENÍSTICA

1   































2   






3   









4   














5   



6   






































7   

















































HORIZONTAIS
1. Filósofo grego que educou Alexandre, o Grande
3. O filósofo mais célebre. Condenado à morte escolheu morrer envenenado com cicuta
6. «Pai da Medicina»
7. Discípulo de Sócrates

VERTICAIS
1.O mais famoso autor da comédia
2.Considerado o «pai da História»
4.Célebre matemático grego
5.Autor de tragédias gregas

Nenhum comentário:

Postar um comentário